Projetos INOVA em Câncer é tema do Encontro da Rede Fio-Câncer

Fonte: Emerson Rocha | VPPCB (Portal Fiocruz)

A equipe do Programa de Pesquisa Translacional (PPT), iniciativa vinculada à Vice-presidência de Pesquisas e Coleções Biológicas (VPPCB) da Fiocruz organizou o evento virtual “Encontro Temático da Rede Fio-Câncer: Projetos Inova Fiocruz”. A reunião aconteceu no último dia 16 de abril e reuniu projetos participantes dos editais Inova com pesquisas em câncer.  A conferência contou com as participações do Vice-presidente de Pesquisas e Coleções Biológicas, Rodrigo Correa, do Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Krieger, e de uma das Coordenadoras do Inova, Claude Pirmez. 

O grande destaque foi a palestra com o título “Prognóstico de Covid-19 em pacientes com câncer diagnosticados em ambulatório”, que teve a apresentação dos pesquisadores Rodrigo Dienstmann e Matheus Costa e Silva do Oncoclinicas Precision Medicine. Os dois não são ligados à Fiocruz, o que reforça as iniciativas de estabelecimento de parcerias com outras instituições. Os palestrantes mostraram um algoritmo que usa apenas dados clínicos para avaliação de risco, possibilitando o acesso à ferramenta em localidades menos privilegiadas

O Vice-presidente de Pesquisas e Coleções Biológicas, Rodrigo Correa, destacou o trabalho feito em conjunto por áreas diferentes da Fundação.

“Essa reunião busca integrações que permite que cresçamos mais ainda. Essa segunda etapa com o financiamento dos projetos com o Inova, nos permite atuar de forma propositiva. A integração entre as vice-presidências é uma harmonia que permite a realização de um trabalho amplo”, disse.

Já o Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Marco Krieger, parabenizou a iniciativa do encontro e revelou que a ideia é melhorar, mesmo com as dificuldades. 

“Nós estamos muito satisfeitos com o número de projetos e esse campo que não é tão tradicional na Fiocruz, essa iniciativa faz um trabalho consistente e a Rede Fio-Câncer é um exemplo de como fortalecer integração. Estamos passando por vários cenários de financiamento de pesquisa e integrados vamos tentar reverter esse cenário que é desafiador”, afirmou.

Logo depois, a Coordenadora do Inova, Claude Pirmez, fez questão de falar sobre a importância da pesquisa e de novos projetos para enfrentar as consequências do câncer.

“É uma felicidade ver esse programa caminhando. Vemos as submissões das doenças crônico degenerativas, ligadas ao câncer e todo campo novo é difícil de se estabelecer, mas o andamento traz força. Estamos aqui e a evolução é significativa na pesquisa em câncer na Fiocruz”, finalizou.

Antes da palestra, Rodrigo Correa fez uma homenagem a colaboradora Aline Machado, vítima da Covid em março e que foi uma pessoa dedicada ao Inova.

Os Coordenadores do Fio-Câncer, Martín Bonamino e Adriana Bonomo, destacaram que uma das demandas da Rede Fio-Câncer é realizar a integração nos encontros, que contou com a audiência de muitos pesquisadores do Edital Novos Talentos que também participam da  Rede. Ao longo de 2021 ainda irão ocorrer mais três eventos da rede. O próximo está marcado para o dia 11 de maio e outros dois serão no segundo semestre deste ano.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec a ipsum vitae nibh interdum consectetur et a velit. Nam lacinia gravida ornare. In ornare nibh a purus venenatis, quis sagittis eros placerat. Integer euismod nunc sit amet dui rutrum rhoncus. Suspendisse non lacinia justo. Aliquam erat volutpat. Duis rutrum, urna sit amet dapibus maximus, nulla est dignissim metus, in commodo dui libero semper mauris. Praesent ut blandit urna, nec tristique dolor. Pellentesque nec vehicula mi, non sagittis tortor. Etiam semper hendrerit ipsum et fringilla. Nam interdum mattis ex sit amet rutrum. Etiam sodales sagittis odio, at pharetra urna efficitur sit amet.