Fonte: Portal Fiocruz (CDTS/ Fiocruz)
No dia 30 de outubro às 10h (horário do Brasil) ou às 13h (horário de Portugal), o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz) vai promover a terceira edição do Webinário Internacional de Biomarcadores Tumorais e Alvos Moleculares (III WeBiTAM), com o tema Alvos moleculares na imunoterapia com células CAR-T. O evento visa atualizar a comunidade científica na área e promover o desenvolvimento de redes de cooperação internacional, inovação e empreendedorismo científico e tecnológico na área de Oncologia no âmbito da América do Sul e da Europa, em especial no Brasil e em Portugal.
O Webinário também tem por objetivo discutir o rastreamento, o diagnóstico e a predição do prognóstico de neoplasias malignas, bem como o estudo de potenciais alvos moleculares para o desenvolvimento de terapias-alvo específicas e o monitoramento da progressão tumoral. A atividade conta o apoio do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup | UP), do Instituto de Biomedicina da Universidade de Aveiro (iBiMED | UA), do Programa de Pesquisa Translacional (PPT), da rede Fio-Câncer e da Plataforma Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (Pictis).
Organizado por uma comissão científica (composta pelas pesquisadoras Ana Emília Goulart Lemos, do CDTS/Fiocruz; Paula Soares, do Ipatimup/Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (I3S | UP); Sandra Vieira, do iBiMED | UA; e Sheila Coelho, do Instituto Nacional de Câncer [Inca]), o evento será transmitido pela plataforma Zoom e pelo YouTube do CDTS/Fiocruz.
A terceira edição do WeBiTAM será aberta e mediada pela pesquisadora em Oncologia Translacional e coordenadora do WeBiTAM, Ana Emília Goulart Lemos. Logo em seguida, o vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz, Marco Aurelio Krieger, fará uma apresentação sobre a importância da iniciativa para a cooperação internacional, em especial para a área de Oncologia Translacional. Krieger abordará as principais ações da Fiocruz correlacionadas ao tema, considerando o câncer como uma questão de saúde pública.
O evento contará com duas palestras. A primeira do especialista da Fiocruz e coordenador da rede translacional Fio-Câncer, pesquisador do Inca e líder do grupo de Imunoterapia celular e gênica, Martín Hernan Bonamino, que explicará a terapia com linfócitos geneticamente modificados, exemplificando os possíveis alvos terapêuticos em diferentes neoplasias que se encontram em investigação (estudos não clínicos ou clínicos). Bonamino também abordará as iniciativas com células CAR-T realizadas por seu grupo. A segunda apresentação será realizada pelo professor do Instituto Português de Oncologia (IPO-Porto), José Mário Mariz, que apresentará os aspectos clínicos do tratamento, baseado na experiência de sua instituição, pioneira em Portugal (desde 2019) na introdução da terapia com células CAR-T para tratar pacientes com neoplasias hematológicas, como leucemias e linfomas.
No final, será realizado um debate que contará com a moderação da pesquisadora Ana Emília e do doutorando Eduardo Manarino, membro do grupo de Imunoterapia celular e gênica, liderado por Bonamino no Inca. Para interagir com os palestrantes durante o evento, é preciso acessar através da plataforma Zoom, sendo necessária breve inscrição ao ingressar na sala prévia de transmissão.
Serviço
3º WeBiTAM: Alvos moleculares na imunoterapia com células CAR-T
Data: 30 de outubro
Horário: 10h (Brasil) | 13h (Portugal)
Transmissão: YouTube ou Zoom.