O Programa de Pesquisa Translacional em Nanotecnologia – Fio-Nano – (Portaria 19/08/2014) – é composto por quinze grupos de pesquisa para Rede (Linhas de Pesquisa).
A Nanotecnologia, reconhecida como o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, vem causando uma revolução tecnológica no mundo.
As inúmeras potencialidades de produtos e serviços que podem ser desenvolvidos por meio da escala nanométrica têm alertado pesquisadores a respeito das relações entre a saúde e os nanomateriais, além das implicações que esse campo pode trazer para o meio ambiente e a sociedade.
Atualmente, nanomateriais são encontrados em diversos campos: industriais, de serviços ou manufaturas, com aplicações úteis nas indústrias cosmética e de alimentos, biotecnologia, medicina, engenharia, energia, entre outros.
Em virtude de seu tamanho, os nanomateriais possuem propriedades únicas, mas ainda pouco estudadas quanto às características dos produtos feitos ou dos processos de fabricação envolvidos, além dos tipos de materiais usados e dos resíduos tóxicos utilizados na fabricação desses produtos, por exemplo.
A pesquisa Nanotecnologias aplicadas aos alimentos e aos biocombustíveis: reconhecendo os elementos essenciais para o desenvolvimento de indicadores de risco e de marcos regulatórios que resguardam a saúde e o ambiente integra a Rede Nacional NanoBiotec-Brasil da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que proveu recursos para o seu desenvolvimento.
Coordenação do Fio-Nano:
Fábio Rocha Formiga – IGM
Helvécio Rocha – IOC
Carlos Eduardo Calvazara – IRR
André Sampaio – FarManguinhos
Roberto Nicolete – Fiocruz Ceará