Fonte: Portal Fiocruz ( Por Cristiane Boar / Fiocruz)
O Programa de Pesquisa Translacional da Vice-Presidências de Pesquisa e Coleções Biológicas (PPT/VPPCB), promoveu no dia 8 de maio, na Escola Nacional de Botânica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o III Encontro Estratégico da Rede do Programa de Pesquisa Translacional de Promoção da Saúde (PPT/Fio-PromoS).
O objetivo do encontro foi apresentar o andamento dos 12 projetos aprovados no Edital Inova Fio-PromoS e discutir resultados preliminares, promovendo a integração dos coordenadores de cada projeto. A mesa de abertura contou com a presença de Luciana Garzoni, Coordenadora Geral do Fio-PromoS e Vice-Diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC); Wagner Martins, Coordenador Adjunto do Fio-PromoS e da Gerência Regional de Brasília (Gereb); Adriana Castro, Assessora de Promoção da Saúde/ da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde ( VPAAPS); Wim Degrave, Consultor Científico do PPT; Claude Pirmez, Coordenadora do Programa Inova Fiocruz; e Cristina Araripe, Coordenadora de Divulgação Científica da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC).
A dinâmica das apresentações foi explicada pela coordenadora Luciana Garzoni. “Esse é um programa que não trabalha apenas ações de promoção da saúde, mas principalmente no fortalecimento da pesquisa nesse campo para geração de evidências científicas que apoiem a tomada de decisão, as políticas públicas e o cumprimento dos ODS da agenda 2030 em nível territorializado, de forma integrada entre pesquisadores, população e gestores. Aqui estão os projetos que foram aprovados por meio de edital, mas ainda temos uma rede muito mais ampla”.
Adriana Castro ressaltou que o Fio-PromoS está alinhado com o planejamento da VPAAPS. “Nosso trabalho tem sido integrado em diversas frentes de atenção, ambiente e promoção. Integrar esses três campos potencializa nossa capacidade de pensar de forma conjunta. O que está acontecendo no Rio Grande do Sul já demonstra a necessidade de uma atenção especial. Nosso papel é produzir modelagens e linguagens para que possamos chegar às instâncias de governança e levar essas modelagens a diversos atores. Precisamos articular isso com gestores. O Fio-PromoS terá uma apresentação na Conferência de Promoção da Saúde em outubro, com a participação de todos os envolvidos nesses projetos, permitindo que outros pesquisadores se juntem a esse esforço.”
Wim Degrave destacou a amplitude dos Programas Translacionais e a importância de integrar pesquisa, desenvolvimento e análise. “Os Programas Translacionais visam abordar problemas em doenças infecciosas, crônicas, segurança alimentar e saúde planetária, buscando sintetizar essas grandes problemáticas multifatoriais. Estamos enfrentando uma situação grave no Rio Grande do Sul devido às chuvas, o que já evidencia a necessidade de evitar certos aspectos e mudar o rumo da sociedade em termos econômicos e sociais para minimizarmos os riscos. A Promoção da Saúde está presente em toda essa discussão.”
Claude Pirmez explicou que o Programa Inova busca entregas relacionadas a produtos tecnológicos e inovadores. “Esses projetos poderão trazer soluções para o SUS e para a sociedade, mas o conceito de tecnologia não pode ser dissociado do social. A comunidade precisa participar e compreender. O trabalho de integrar a inovação tecnológica com um sentido mais amplo de políticas e governança, com uma visão holística, trará respostas sustentáveis. Essa construção participativa e a troca de saberes demonstram que a tecnologia está intrinsecamente ligada ao social. O Inova é uma forma de superar as desigualdades no país. São 12 projetos em um processo muito construtivo e coletivo.”
A realização do encontro permitiu um dia de debates sobre as áreas temáticas e a definição de uma agenda estratégica para futuras reuniões, direcionando as discussões para o fomento de pesquisas que reforcem a Promoção da Saúde na Fiocruz, contribuindo assim para o enfrentamento dos desafios da saúde pública.
Os projetos selecionados pelo Edital abordam temas de grande importância para a promoção da saúde na Fiocruz, incluindo saúde mental, literacia em saúde, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), ações territorializadas em áreas de vulnerabilidade social e formação de recursos humanos para a vigilância popular em saúde, entre outros. A coordenação do Fio-PromoS espera que, por meio deste incentivo à pesquisa em promoção da saúde, seja possível fornecer as ferramentas necessárias para avançar nas investigações nessa área em diferentes unidades da instituição. O grupo voltará a se reunir no encontro da Rede Fio-PromoS, unindo esforços para ampliar captação de recursos para outros projetos na área de Promoção da Saúde.
O Inova Fio-PromoS foi uma parceria entre a VPPCB e a Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) que viabilizou a utilização de recurso captado por emenda parlamentar pela coordenação do Fio-PromoS para viabilizar o apoio a projetos estratégicos e inovadores no campo da promoção da saúde. Para Luciana “a diversificação nas formas de captação de recursos para fomentar a pesquisa e a inovação são fundamentais e as emendas parlamentares têm cada vez mais se tornado uma fonte alternativa para apoio aos projetos na Fiocruz”.