Programa de Pesquisa Translacional visita Fiocruz Paraná

Por PPT/ VPPCB

Uma das iniciativas atuais da Rede Fio-Mucosa através da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) e do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB) é a criação e experimentação de animais “germ-free”. A Coordenadora Executiva das Redes Translacionais, Ana Paula Cavalcanti, e o Coordenador da Rede Fio-Mucosa, Herbert Guedes (IOC), foram visitar as instalações e discutir sobre a possibilidade do Instituto Carlos Chagas também participar desta ação. O Vice-diretor de Infraestrutura do ICC, Fabiano Figueiredo, apresentou a Unidade que conta com um complexo de laboratórios e plataformas em diferentes áreas do conhecimento. 

Após uma palestra científica realizada por Herbert Guedes, foi realizada uma palestra sobre as Redes Translacionais ministrada pela Ana Paula Cavalcanti, sendo apresentado também o exemplo da Rede Fio-Mucosa. Houve muito debate e discussão sobre a importância das Redes. A visita proporcionou a entrada de dois novos membros na Rede Fio-Mucosa, onde não havia ninguém.

Também foi realizada uma visita no biotério de criação e experimentação do ICC que apresenta uma estrutura impecável para o desenvolvimento de experimentação animal. Fabiano Figueiredo apresentou toda a infraestrutura e logística para realizar a criação de animais em condições SPF. 

Por fim, foi realizada visita ao Instituto de Biologia Molecular do Paraná, uma unidade com alta capacidade de inovação e que desenvolve produtos importantes para o SUS.