As propostas foram submetidas à avaliação de parecerias independentes e, após a consolidação das análises, os projetos recomendados para elaboração final foram:
– ATCancer: plataforma de monitoramento e avaliação do acesso ao tratamento de câncer no Brasil,
– Desenvolvimento de dispositivos tumor-on-a-chip: estabelecimento de modelos microfisiológicos tridimensionais para otimização de testes pré-clínicos e estudo da resistência a drogas em leucemia,
– Carcinoma urotelial: estudo translacional com enfoque em implicações terapêuticas.
Neste momento não há ainda garantia de abertura do edital PRONON por parte do Ministério da Saúde no ano de 2022. Esperamos que isto seja esclarecido o quanto antes, mas assim que for anunciado comunicaremos aos responsáveis pelos projetos selecionados. Em todo caso, recomendamos que os mesmos iniciem as atividades de preparo da versão final do projeto completo o quanto antes.
Não sabemos se os critérios para a chamada PRONON 2022 seguirão os mesmos de outros anos. Havia uma expectativa de modificação dos critérios, mas isso ainda não foi institucionalizado. Desta forma, realizamos o processo de seleção exatamente como em anos anteriores. Se houver alterações, estas serão incorporadas nos nossos critérios de seleção de projetos para a próxima chamada.
Estamos enviando individualmente os destaques positivos e negativos dos respectivos projetos segundo os parecerias. De modo geral, os projetos foram muito elogiados, o que nos deixa confiantes de que nossas iniciativas serão muito competitivas não só no PRONON como também em outras oportunidades de fomento.