Seja bem-vindo ao
Programa de Pesquisa Translacional (PPT) que tem como objetivo gerar um ambiente favorável à inovação na Fiocruz e promover a integração das redes. Pretende-se, através de sinergismo, alcançar mais celeridade e avanços, o que inclui o compartilhamento de recursos; somar as capacidades e conhecimentos científicos; articular entre as diversas etapas do processo de desenvolvimento tecnológico e promover o uso de equipamentos que são disponibilizados pela Rede de Plataformas Tecnológicas.
Cada Rede conta com a cooperação das diversas Unidades da Fiocruz, dos cientistas (pesquisadores, tecnólogos, técnicos, médicos, alunos de pós-graduação, pesquisadores visitantes), das Plataformas Tecnológicas institucionais relevantes, e das áreas de Gestão da Fiocruz.
O PPT é um programa horizontal que se sobrepõe à estrutura organizacional formal da instituição e atua através de Redes. Essas redes são organizadas por eixos temáticos, que perpassam quase todas as unidades da Fiocruz reforçando a integralidade institucional. A gestão do programa é realizada pela VPPCB que, em parceria com as outras Vice-Presidências, pretende ter maior coesão e alinhamento com as estratégias institucionais e do Ministério da Saúde. Atualmente temos 13 redes e cada uma tem os seus objetivos específicos e está organizada em áreas temáticas, como podemos ver abaixo:
Doenças Infecciosas:
Doenças crônicas não transmissíveis:
Novas Tecnologias:
Saúde Coletiva (em parceria com a Vice–Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde -VPAAPS)