Por Cristiane Boar | VPPCB
O VI Simpósio do Programa de Pesquisa Translacional em Câncer – Fio-Câncer, iniciativa da Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), promoveu nos dias 17 e 18 de novembro o encontro da Rede com palestras e apresentações virtuais.
Integrado com o Programa de Pesquisa Translacional em Mucosa (Fio-Mucosa), o último encontro de 2021 contou com abertura dos coordenadores Martin Bonamino e Adriana Bonomo que destacaram que “a troca de experiência e a ampliação das interações de programas é muito importante e cada vez mais devemos fazer essa integração e esse ano fizemos mais eventos e isso possibilitou muito proveito, inclusive porque foi possível catalisar um pouco, mesmo sem os encontros presenciais.”
Os dois dias de encontro tiveram apresentações de palestras e trabalhos selecionados. A primeira parte do evento iniciou abordando a temática de mucosa, microbiota e câncer, na mesa com Thais Moreira, da Harvard Medical School e a apresentação de “Dieta suplementada por CLA acelera câncer colorretal através da indução de macrófagos e células T produtores de TGFb”, Paulo Pires de Mello, do Instituto Fernandes Figueira (IFF) sobre “Câncer de Laringe: da lesão pré maligna ao Câncer avançado” e Emmanuel Dias Neto, do AC Camargo Cancer Center com a apresentação “Microbiota e câncer”.
O segundo dia de Simpósio foi aberto com a apresentação do pesquisador Luiz Antônio Santini, do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE), com a palestra “Incorporação tecnológica na atenção ao câncer no Brasil: evidências, tendências e oportunidades”.
O vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Rodrigo Correa Oliveira, também participou do encontro e ressaltou a “importância de integrar os Programas Translacionais da Fiocruz com o CEE e que esse processo deve ser ampliado”.
Depois da apresentação dos trabalhos o grupo discutiu os encaminhamentos para 2022 e fez um balanço dos três encontros ao longo de 2021. “Apesar das readaptações durante a pandemia, em 2020 e 2021, o trabalho foi produtivo e o planejamento para o ano que vem é que realizaremos pelo menos quatro encontros na rede Fio-Câncer e vamos incluir temáticas que sejam integradas com todo PPT e também com o CEE.”, explicam os coordenadores Martin e Adriana que informaram também que a chamada da seleção interna para o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) será divulgada na primeira quinzena de dezembro e os projetos selecionados para submissão serão conhecidos no início de janeiro. A Fiocruz já teve dois projetos aprovados no Pronon.
As datas para os próximos eventos serão divulgadas ainda em dezembro.
Confira a programação do evento.